As linhas de investigação do GEPTEC visam promover discussões em torno de percursos históricos da ciência e da técnica, evidenciados como um processo de construção continuada e crescente de conhecimento. A intenção é abrigar pesquisas que se insiram na temática do aumento do conhecimento humano na história das ciências, técnicas e tecnologias, com entrada pelas diversas correntes da historiografia social, econômica e das idéias. De forma interdisciplinar esses assuntos estão relacionados também com a filosofia e as humanidades, para se problematizar e compreender historicamente as questões decorrentes, especialmente com referência - embora não restrito - à sua inserção no contexto da sociedade brasileira e, mais amplamente, da latino-americana.
Entre os fatores que têm impulsionado o crescimento quantitativo e qualitativo das ciências e suas aplicações está uma idéia que, de forma explícita ou velada, se tornou um Leitmotiv: o aprendizado constante, que permite compreender e usar cada vez mais o universo em que se insere a humanidade. Sem a presença desse núcleo da idéia de progresso, a atividade científica, técnica ou tecnológica seria descaracterizada. Por outro lado, o exercício de uma visão crítica com questionamentos sobre as dimensões do progresso também tem feito parte de uma longa tradição de discussão da ideia de progresso.
As linhas de investigação permitirão congregar interesses variados dialogando de forma convergente com as tradições teóricas e metodológicas presentes nas áreas histórica e epistemológica, envolvendo em particular trabalhos que dialogam com as idéias de progresso. Para essa finalidade podem ser incluídas: as diversas ciências, técnicas e tecnologias, suas representações e interações sociais e culturais; as instituições e demais lugares de produção e comunicação do saber científico e técnico, inclusive aqueles voltados à sua divulgação pública; as políticas científicas e tecnológicas. Há interesse ainda em agregar trabalhos voltados para o ensino de ciências nos vários níveis, caracterizando-se a apresentação do esforço científico como um processo de conhecimento envolto em controvérsias e dúvidas, mas progressivo e continuamente em construção.